OBMEP

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) é levada a sério na Escola da Criança!

Os alunos que manifestam interesse em aprofundar seus estudos de matemática para concorrer ao prêmio nacional podem participar das Oficinas de OBMEP oferecidas pela Escola.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

OBMEP 2019

Estão abertas, até as 23h59 do dia 15 de março, as inscrições para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. A competição envolve a participação de professores e estudantes das redes pública e privada de todo o país. As escolas devem fazer o cadastro mediante o preenchimento da ficha de inscrição, disponível no site da OBMEP

A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que os estudantes estiverem matriculados. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA, também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

Níveis e fases

Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 99,4% dos municípios brasileiros participaram da olimpíada, que é aplicada em duas fases. Este ano a prova da 1ª Fase ocorrerá em 21 de maio e estará composta por uma prova de 20 questões de múltipla escolha com duração de 2h30min. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 28 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer no dia 3 de dezembro.

Os alunos da Escola da Criança Espaço de Adolescer, participantes da OBMEP 2019 serão divididos em 2 (dois) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade:

I. Nível 1 – alunos matriculados em 2019 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental.

II. Nível 2 – alunos matriculados em 2019 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

Premiação

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) . Os professores das escolas também recebem prêmios.

Para mais informações, acesse http://www.obmep.org.br/index.htm

EXERCÍCIOS PROPOSTOS

A 17º Olimpíada de Matemática vem aí.

As inscrições serão de 07 de fevereiro a 17 de março.

Provas : 1ª fase dia 07 de junho e segunda fase 08 de outubro

Inscrições e informações em www.obmep.org.br