ESTUDOS DE MEIO

cenários educativos além da sala de aula

OS ESTUDOS DE MEIO

Um dos principais núcleos da didática alternativa é a construção de situações de aprendizagem que sejam efetivas e motivadoras. Sendo assim, é possível pensar novos cenários educativos que vão além da sala de aula. Paralelamente à aprendizagem formal que se efetiva nas escolas, é possível estudar aspectos do conteúdo que antes eram vistos apenas via informação livresca.

O meio natural, o patrimônio cultural (arquivos, bibliotecas, museus, bens móveis e imóveis do passado), a sociedade e seu funcionamento, particularmente a cidade onde se vive, e o universo virtual, inclusive os meios audiovisuais, podem ampliar os horizontes dos alunos. São capazes também de colocá-los diante da vida sem que fiquem apenas tendo informações sobre ela.

Ver, escutar, sentir, explorar, indagar, raciocinar e comprovar criam as condições para a dialética entre viver situações de fato e voltar ao conhecimento socialmente guardado nos diferentes tipos de acervo formalizado.

O ensino tradicional, na sua versão mais antiga, encerrou exageradamente o professor no livro didático (principalmente) e na própria exposição. Sua consequência foi uma progressiva desconexão entre o contexto da realidade e o que era aprendido. Na atualidade, principalmente dentre os modelos alternativos de ensino, há uma constante busca de processos de ensino-aprendizagem que manipulem aspectos da realidade de maneira mais ampla, compreensiva e significativa.

Dentre as alternativas para que isso ocorra, estão situados os estudos de meio. Estes pretendem ajudar os(as) estudantes a perceber a relação entre o que ocorre fora da escola e o que é discutido nela.

O estudo de meio é uma atividade didática que favorece o estabelecimento de relações ativas e interpretativas. Apresenta o conteúdo a ser estudado na sua forma bruta, sem enunciados ou classificações a priori. Isto favorece a aquisição progressiva de uma visão questionadora e mais realística sobre o próprio mundo no qual se vive.

A Escola da Criança – Espaço de Adolescer tem incluído estudos de meio em suas preferências didáticas desde o começo de sua prestação de serviços. Na atualidade, suas propostas didático-pedagógicas não dispensam esta modalidade de trabalho.