MANUAL DE MATRÍCULA

CARTA DA DIRETORA DA ESCOLA

Uberlândia/MG, 16 de novembro de 2023.


Prezados pais,

Quando me concentro para escrever a carta  que lhes envio aqui, a cada ano, sempre retomo a escrita da carta anterior. A ideia fixa é de relacionar o que foi realizado durante o ano, aos aspectos mencionados na carta anterior, extraídos do compromisso gigantesco, denominado ano escolar. Na verdade, um exercício de prestação de contas a vocês, mas que acaba por passar primeiro por mim. 

Sobre tal retomada, digo a vocês que o saldo das ações mencionadas para 2023 na Escola é positivo. Comentando-as rapidamente, a meta traçada para o ano quanto a elaborar um novo perfil arquitetônico para a Escola foi cumprida, no formato de projetos de remodelagem de parte da área física. 

Entretanto, trata-se de uma ação que, para ser executada, interferirá em vários aspectos da  vida diária da Escola se não for modulada. Então, a execução será um trabalho de médio prazo. No próximo ano, alguma estrutura física aparecerá mais concretamente em nosso cenário e, com certeza, já trará o gostinho de uma novidade repaginada e mais atualizada para a nossa área física em relação ao que temos hoje.

No que se refere ao plano traçado para uma maior sedimentação do novo funcionamento dos setores, houve um avanço grande, mas não sem abalos, na rotina do dia a dia. Enquanto ocorriam as adaptações mais definitivas ao novo modo de funcionar, perdemos temporariamente parte da qualidade de atendimento ao público. Estamos trabalhando para que voltemos ao que sempre escolhemos fazer, ou seja, um atendimento cuidadoso e de qualidade.

No entanto, sobre o próximo ano escolar, elejo realçar com vocês a reverberação sobre o ambiente escolar, de forma geral, do cenário mais amplo da sociedade. A Organização Mundial de Saúde anuncia uma epidemia na área da saúde emocional da população mundial. No ano ainda em curso, posso afirmar que aumentou consideravelmente a quantidade de conflitos administrados no interior da Escola. Então, como agir preventivamente e contrariar tais previsões sobre a vida de nossas crianças e de nossos(as) profissionais? 

Penso que esse seja um assunto de muitas pontas, portanto, bastante complexo para este espaço de escrita. Não vou discutir aqui cada uma de suas pontas. Estou entendendo que esta é uma grande meta do ano que virá em breve. Não para minha discussão solitária, mas para a montagem de ações que envolvam mais formação e cuidado ainda para com os profissionais da Escola e mais diálogo com e entre as famílias de nossos(as) estudantes. 

Então, vamos intensificar a realização de nossas Escolas para Pais e outras instâncias de encontros entre nós (por família e em conjunto) e a vocês caberá intensificarem a participação e atuação. 

Para os profissionais, intensificar a capacitação e acompanhamento em suas ações e inter relações  na Escola. 

No plano geral de ação da Escola, intensifica-se o uso da tecnologia. Os profissionais estão em curso sobre o uso e a aplicação da Inteligência Artificial no trabalho pedagógico. No entanto, não tenho certeza se nós e vocês já nos constituímos um grupo com um pensamento claro sobre o que venha a ser um cardápio de hábitos saudáveis das crianças para com o mundo digital. Nada para nos aborrecer. Este é mesmo um tema a ser ainda domado!

Deixo aqui duas sugestões de leitura para adultos que poderá nos preparar para tais assuntos em comum para o próximo ano:

Agradeço a presença de sua família na Escola e desejo a vocês uma passagem de ano cheia de alegria. Que o próximo ano seja de bênçãos, incluindo muita Paz!

Atenciosamente, 


Olga Lara Cardoso 

Diretora Geral